16 de novembro de 2008

Sobre as falhas da TV

Quando eu assisto aos canais de televisão digital terrestre,acontecem interrupções periódicas durante o qual o áudio e as imagens começam a falhar. Eu recentemente apercebi-me que a perturbação ocorre todas as vezes que motocicletas - e particularmente scooters - passam pela minha casa. Isso não acontece com os automóveis. Como é que as scooters perturbam a minha TV?
Michael Smith, High Wycombe

Resposta da New Scientist:
Motores de gasolina usam uma faísca eléctrica gerada para inflamar a mistura ar-combustível. Um carro moderno utiliza um sistema de ignição eletrônica, conectado com a utilização de cabos de velas que reduzem o nível de radiação eletromagnética do motor.

Em contraste, muitas motocicletas e scooters, especialmente aquelas com motores a dois tempos, utilizam um magneto nos sistemas de ignição. Um magneto é um dispositivo mecânico simples envolvendo uma bobina e um ímã que pode gerar uma alta tensão quando é necessário. É ligado às velas utilizando cabos metálicos, em vez de os cabos de alta resistência utilizados em automóveis, que não estão bem adaptados a um sistema de magneto. Como resultado, sistemas de magneto emitem muito mais altos níveis de radiação electromagnética do que sistemas de ignição electrónica.

O componente de alta freqüência desta radiação pode interferir com sinais de tal forma que o corrector de erros do seu receptor não pode suportar.

Sem comentários: